Quem sou eu

Minha foto
Doutor Honóris Causa em Educação e Artes Marciais o Grão Mestre Victorious Itagiba é brasileiro, natural de Santana do Livramento/ RS, filho de Vitório Vieira Dias e Terezinha da Silva Dias, nasceu no ano de 1965. Mestre de Taekwondo e Hapkido, Profissional de Educação Física, Jornalista Profissional, Bacharel em Filosofia Organizacional, Policial Militar inativo Brigada Militar e Instrutor de Tiro (IAT). Iniciou a Pratica nas artes marciais em 1982 Na cidade de Passo de Los Libres-Argentina. Formou-se Faixa Preta em 1988. No ano de 1999 e 2000 foi um dos fundadores da WSHF (World Sports Hapkido Federation) juntamente com Grão Mestre Kang, criando em 2001 a Federação Rio Grandense de Hapkido. O Mestre Itagiba no ano de 1995 deu inicio ao Projeto Taekwondo Educar no Ginásio Nenezão na cidade de Sapiranga e no ano de 2000 começou o Projeto Hapkido Educar na cidade de Guaíba, Instrutor Operacional e Fundador do Curso de Aperfeiçoamento Técnico e Tático, Civil e Militar CATT-CM, Pós Graduado em Defesa Pessoal Aplicada a Segurança Pública e Privada e Mestre em Gestão em Marketing Esportivo.

domingo, 8 de dezembro de 2013

EXAME DE FAIXA EM QUARAI DEZEMBRO DE 2013

Mais um grande evento de Hapkido na cidade de Quaraí, exame de Graduação dos alunos da Academia KIDO Quaraí, Hwarang e alunos oriundos de projetos sociais de escolas publicas de Quaraí e Artigas Uruguai, evento que contou com a presença do Mestre Julio Barbosa, superintendente da Federação Rio Grandese de Hapkido na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e Mestre Examinador, do Prefeito Municipal Ricardo Olaechea Gadret e do secretário de Esporte e lazer daquela cidade, os alunos participantes foram treinados pelo Professor Luiz Grais e Leonardo Souza, felicidades aos novos graduados!!!


                                                Autoridades presente no Exame de Faixa na cidade de Quarai
Na foto abaixo Brasil e Uruguai juntos no exame em Quaraí...essa é a força do Hapkido na Fronteira Oestre do estado, mostrando a confraternização entre os dois países irmãos!

                                                       Brasil e Uruguai juntos

HAPKIDO NO TERRITÓRIO DA PAZ



 A foto acima alto, na aula inaugural, ainda sem os tatames e a baixo com os tatames e uniformes na União da Tinga.

Com uma parceria inédita da Federação Rio Grandense Hapkido (FRHO), da FUNDERGS (Fundação de Esportes e Lazer do RS), da SEL (Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer) e a Sociedade Recreativa União da Tinga e Associação Estrela Gaúcha foram iniciadas as aulas do Projeto Hapkido Educar dentro do Programa RSNAPAZ da Secretaria de Segurança Pública no mês de maio na Escola União da Tinga no Bairro Restinga (Rua Alvaro Difini, 380) e no mês de Junho no CRAS da Lomba do Pinheiro. As aulas são ministradas nas terças e quintas-feiras pela manhã das 9h às 11h, e à tarde, das 15h às 17h com duas turmas pela manhã e duas turmas pela tarde, conforme o turno inverso dos alunos nas escolas. O projeto é destinado a crianças, adolescentes e jovens a partir dos seis anos, das escolas públicas e público em geral. Conforme o secretário do Esporte e do Lazer Kalil Sehbe, “o estado precisa de politicas públicas como estas, que levam para as comunidades os esportes e através destes contribuem na formação do cidadão.”
Quero deixar meu agradecimento à incansável Profª Cleizi Zanatte que idealizou essa parceria. “Estamos no caminho certo, buscando reduzir o tempo ocioso desses alunos e propiciando as artes marciais para aqueles que não têm condições de pagar”, comenta o Grão Mestre Itagiba Vitorio.
 

As aulas do Projeto Hapkido Educar são coordenadas e supervisionadas pelo Grão Mestre Itagiba Vitorio, presidente da Federação Rio Grandense de Hapkido. Na União da Tinga e ministradas pelo professor da própria comunidade José Paulo que é oriundo do Projeto e no CRAS da Lomba do Pinheiro pela manha o Monitor Carlos Eduardo e a tarde o Monitor Jorge Rodrigues.Os alunos estão aceitando bem o Hapkido e já começam a mostrar mudanças benéficas de comportamento em ambas as unidades ressalta o Mestre Itagiba Vitorio.

Acima, 2ª turma da manhã e abaixo, 2ª turma da tarde na Lomba do Pinheiro

As aulas são ministradas para toda a comunidade restinguense e da Lomba do Pinheiro gratuitamente. As inscrições são feita nos locais nos dias de aula.


BRASILIENSE VENCE OS 400 METROS NA CATEGORIA 40 ANOS


Carneirinho: Primeira participação no Mundial Master, conquistou seu 1º ouro
Campeão dos 400 metros rasos na categoria 40 a 44 anos, Marcio Wandré Morais de Oliveira ou simplesmente Carneirinho, 38 anos, natural de Teresina-PI e morador de Brasília, para onde se mudou com os pais na sua infância, venceu a prova com o tempo de 51, 76 segundos. “Considero-me brasiliense, pois fui ainda bebê morar com os meus pais e lá foi onde eu despontei para o esporte”, completa o atleta. Carneirinho, que já participou várias vezes do Troféu Brasil e do Grand Prix Nacional de atletismo e ficou sempre entre as cinco melhores marcas nos 400 e 800 metros rasos. Também tem no currículo o Campeonato Íbero Americano e a Universíade de 1999 em Mayorca na Espanha. Seu nome também aparece na Confederação Brasileira de Atletismo entre as 20 melhores marcas dos 800 metros de todos os tempos.

Carneirinho, que veio de cinco lesões durante esse ano, estava prestes a não competir mais nesse período. Impulsionado por um amigo seu, acabou participando pela primeira vez do Mundial de Atletismo Master, onde conquistou seu primeiro ouro. O atleta também garantiu a prata nos 800 metros e no domingo às 15 horas e 43 minutos, participa do revezamento 4x400 defendendo a equipe do Brasil.
Carneirinho com seus colegas de prova que ficaram em 2º e 4º lugar nos 400 
Acompanhado de seu filho Marcos Vinicius de 2 anos e 4 meses, Carneirinho comenta que o ritmo das competições estava muito forte, para os 40 anos. “Na eliminatória de ontem, fiz um tempo melhor com a marca de 51,49 segundos, hoje sai muito forte nos primeiros 200 metros e faltou perna na chegada, por isso fiz os 51, 76 segundos” finaliza.
Marcio Wandré tem como suas melhores marcas os tempos de 47,23 segundos nos 400 metros conquistado na cidade de Curitiba e nos 800 metros 1,46 minutos na pista da Unisinos, na cidade de São Leopoldo, no ano de 1998.


Texto e Fotos:
Itagiba Vitorio MTB 15079 Jornalista Voluntário WMA 2013

A EXPERIÊNCIA OBSERVANDO AS PROVAS DE ATLETISMO / La experiencia observando las pruebas de atletismo


Com seu cronometro na mão, Pinheiro marca
o tempo dos atletas nas corridas de pista
Trabalhando no credenciamento no setor de confirmação de provas do 20º Mundial de Atletismo Master e, nos tempos vagos, com o seu cronometro na mão observando e aferindo o tempo dos atletas nas competições de pista no CETE (Centro Estadual de Treinamento Esportivo). Assim é a rotina do professor de Educação Física Carlos Pinheiro, 61 anos, durante o Mundial. Técnico de atletismo há trinta e sete anos, ele possui uma vasta experiência na formação de campeões. Passando pelos clubes Aimoré de São Leopoldo, a extinta Associação Comunitária Sul Brasileiro, ACDUFRGS e hoje trabalhando no CETE, Pinheiro já treinou atletas destaques de nível brasileiro e internacional, entre os quais estão: Euclides Fajardo dos 5, 10 mil e rústica, Lucia Grews e Maria Alice Levien recordista brasileira dos 100 metros rasos.

Por ele também passaram os arremessadores de peso Fernando Giongo (já falecido) e Luciano Bet, os quais fizeram parte da equipe da Coca-Cola juntamente com os atletas Joaquim Cruz e Zequinha Barbosa. Mas, dentre todos estes quem se destacou foi Monica Rusch, descoberta nos JERGS (Jogos Estaduais do Rio Grande do Jul). Monica sagrou-se campeã brasileira e sul americana no Heptatlo. Para o observador Pinheiro as primeiras colocações em cada modalidade do 20º Mundial de Atletismo Master são muito fortes, até porque têm atletas nas faixas dos 35 e 40 anos correndo como adulto. “O Atletismo Master tinha que ser acima dos quarenta anos, abaixo dessas idades tem gente participando de provas com um tempo surpreendente”, afirma o professor. 
A esquerda de Amarelo e boné preto, Pinheiro afere a marca dos 1500 metros

Pinheiro acredita que o mais importante nas competições Master, tanto de atletismo, quanto de natação, é a participação, integração e a sociabilização entre os atletas, até porque a maioria participa sem vínculos com clubes e entidades. Muitos nunca tiveram chance de participar de competições no juvenil e adulto, e o Master dá essa oportunidade. Os brasileiros ainda têm muito que aprender para participar destes eventos de atletismo, nosso povo ainda não tem essa cultura, além disso, são quatorze categorias e vinte e uma provas, é um evento muito complexo que exige um quadro muito grande de árbitros qualificados, materiais de apoio e voluntariado”, relata o experiente e ex-organizador dos JERGS.

O professor acredita que temos de aprender com os erros e acertos de um evento como esse, para que no futuro, possamos fazer melhores ainda. A festa é bonita, mas temos de fazer avaliações, legados bons vão ficar e um destes legados é a maravilhosa pista de atletismo do CETE”, encerra Pinheiro.

Texto: Itagiba Vitorio MTB 15079, Jornalista Voluntário do WMA 2013
Fotos: Andrea Francis MTB 12010




La experiencia observando
las pruebas de atletismo


Trabajando en la acreditación del sector de confirmación de pruebas del 20º Mundial de Atletismo Master, en el tiempo libre con su cronometro en la mano, observa y confire los tiempos de los atletas en las competiciones de pista en el CETE. Así es la rutina del profesor de Educación Física Carlos Pinheiro, 61, técnico de atletismo hace 37 años, con una gran experiencia en la formación de campeones.

Con trayectoria en el club Aimoré de la ciudad de São Leopoldo , la extinta Associação Comunitária Sul Brasileiro, ACDUFRGS, y hoy trabajando en el CETE, Pinheiro ya entrenó atletas destaques en los niveles nacionales e internacionales, entre los cuales tenemos Euclides Fajardo (de los 5000m, 10.000m), Lucia Grews y Maria Alice Levien, recordista brasileña de los 100m lisos. También pasaran los lanzadores de pesos Fernando Giongo, ya fallecido, y Luciano Bet, los cuales hicieron parte del equipo Coca-Cola, juntamente con los atletas Joaquim Cruz y Zequinha Barbosa. Pero entre todos, quien más se destacó fue Monica Rusch, descubierta en los Juegos Estaduales de Rio Grande do Sul (JERGS), donde fue campeona brasileña y sudamericana en el Heptatlón.

Para el observador Pinheiro, los primeros puestos en cada modalidad del 20º Mundial de Atletismo Master son muy fuertes, puesto que hay atletas en la franja de edad de los 35 hasta 40 años corriendo como la categoría adulta. “El Atletismo Master debería ser para gente con más de 40 años. Abajo de esa edad, hay gente participando de las pruebas con tiempos sorprendentes”, afirmo el profesor.

Pinheiro cree que lo más importante en las competiciones Master, no solo de atletismo pero también de natación, es la participación, integración y sociabilización entre los atletas, una vez que la mayoría participa sin ser miembro de clubes o entidades.
“Muchos nunca tuvieron la chance de participar de competiciones juveniles y adultas, y el Master ofrece esa oportunidad. Los brasileños todavía tienen mucho que aprender para participar de ese tipo de evento de atletismo, nuestra gente aún no tiene esa cultura y, además, son 14 categorías y 21 pruebas. Es un evento muy complejo que exige un cuadro muy grande de árbitros calificados, material de apoyo y voluntarios”, relató el experimentado y ex organizador de los JERGS.

El profesor cree que tenemos que aprender con los errores y aciertos de un evento como ese, para que, en el futuro, si pueda hacer eventos todavía mejores. “La fiesta es bonita, pero tenemos que hacer evaluaciones. Legados buenos quedan, y uno de estos legados es la maravillosa pista de atletismo del CETE”, finalizó Pinheiro.

Traducción: Soraya Bertoncello

DE MORADORA DE RUA E TRAFICANTE À ATLETA LAUREADA / De sin techo y traficante a atleta galardonada


Animal: uma atleta que venceu as ruas e a droga
“Comecei correndo da Polícia, depois corri nas ruas, morei na FEBEM dezoito anos, fui moradora de rua mais vinte anos, traficante e ladra e ai de ti que não coloque isso no texto, porque não renego meu passado”. Assim começou a apresentação de Ana Luiza dos Anjos Garcez, 51 anos, conhecida como Animal ou simplesmente Tia Punk, natural de São Paulo onde mora até hoje. A atleta conta que foi salva pelo esporte e pela madrinha, senhora Eloisa Galvão que lhe deu alimentos na época que passava necessidades, se não fosse pelas competições ela estaria até hoje nas ruas.

Tia Punk, como é conhecida no meio esportivo, foi abandonada pela mãe numa caixa de sapatos junto com a sua irmã gêmea na porta da FEBEM de São Paulo, estudou só até a primeira série, na qual repetiu por 11 anos, queria só brigar e não prestava atenção em sala de aula. “Aos dezoito anos quando sai da FEBEM fui trabalhar numa casa de família e após cinco dias de trabalho, furtei tudo que podia. Ao sair da casa com os produtos do furto ia passando o caminhão de Bombeiros pedi ajuda e eles me ajudaram a carregar os objetos roubados, sem saber que era furto”. Depois de sua saída da FEBEM, Tia Punk morou 20 anos nas ruas paulistanas, roubando, furtando, traficando e se drogando. Muitos anos viveu travestida de homem devido à uma tentativa de estupro. No dia do lançamento do filme Carruagem de Fogo, Tia Punk tinha feito um assalto e foi ao cinema assistir. Após o filme foi dormir no Hotel Ipiranga no centro da cidade onde teve uma paralisia facial devido à ingestão de muita droga. Acordou na manhã seguinte com a música do filme em sua cabeça e resolveu que iria deixar a vida de arruaceira e assaltante de lado para virar atleta. Foi onde conheceu o ex-secretário de Esportes de São Paulo Fausto Camunha, que tirou-a das ruas e colocou  a morar no Centro Olímpico de São Paulo, onde vive até os dias de hoje. Após uma série de exames, foi constatado que Animal estava com vermes e anemia crônica e foi diagnosticada que jamais poderia correr. “Para quem corria da polícia e das gangs, por que eu não iria correr? E mesmo contra a vontade dos médicos fui correr e hoje já participei de mais de 30 minimaratonas e várias outras competições e de todas elas eu trouxe troféus”. Tia Punk já participou de competições no Japão, Nova York e Las Vegas nos Estados Unidos, Inglaterra, Chile, Escócia e quatro vezes na Argentina. Na Escócia, conta ela, que ficou muito curiosa vendo os escoceses tocando gaita de fole dançando com o kilt (saia escocesa), foi dançar e levantou a saia do dançarino para ver se eles usavam cueca. “Pra minha surpresa o cara estava pelado”, conta dando risada.
Através do atletismo Tia Punk foi das ruas para o mundo
Ana Luiza levanta todos os dias às quatro horas da manhã, faz aquecimento, várias seções de abdominais e após faz sua corrida diária, a atleta que hoje conta com o apoio da Confederação Brasileira de Atletismo e participa do Programa Bolsa Atleta, ficou na segunda colocação nos cinco mil metros no 20º Mundial de Atletismo Master no CETE, participou hoje nos 1.500 metros e participa do revezamento 4 x 400 no domingo dia 27 de outubro às 13 horas e 16 minutos.

Texto: Itagiba Vitorio MTB 15079, Jornalista Voluntário do WMA 2013
Fotos: Andrea Francis MTB 12010





De sin techo y traficante a atleta galardonada

“Empecé corriendo de la policía, después corrí en las calles, viví en la FEBEM dieciocho años, fui sin techo más de 20 años, traficante y ladrona, y ponga eso en el texto, porque no reniego mi pasado”. Así empezó la presentación de Ana Luiza dos Anjos Garcez, 51 años, conocida como Animal o simplemente Tia Punk, natural de São Paulo donde vive hasta hoy. La atleta cuenta que fue salva por el deporte y por su madrina, Eloísa Galvão, quien la dio comida en la época que pasaba necesidades. Si no fuera por las competiciones, ella estaría en las calles hasta hoy.

Tia Punk, como es conocida en el medio deportivo, fue dejada por su mamá en una caja de zapatos junto a su hermana gemela en la puerta de la FEBEM de São Paulo. Estudió solo hasta el primer año, que repitió por 11 veces. Quería solo pelear y no prestaba atención en la clase. “A los 18 años, cuando salí de la Febem, fue trabajar en una casa de familia y después de cinco días de trabajo, robé todo que podía. Cuando salí de casa con las cosas del robo, pasaba el camión de Bomberos. Pedí ayuda a ellos y me ayudaran a cargar los objetos del robo sin saber su origen”. Después de su salida de la FEBEM, Tia Punk vivió 20 años en las calles de São Paulo robando, traficando y usando drogas. Muchos años vivió travestida de hombre a causa de un intento de violación. En el dia del estreno de la película Carros de Fuego, Tia Punk había hecho un robo y fue al cine ver la película. Después, fue a dormir en el Hotel Ipiranga, en el centro de la ciudad, donde tuvo una parálisis facial a causa de la ingestión de mucha droga. Se despertó en la mañana siguiente con la música de la película en su cabeza, y decidió que iba a dejar la vida del crimen para ser atleta. Fue donde conoció el ex secretario del deporte de São Paulo, Fausto Camunha, que la sacó de las calles y la puso viviendo en el Centro Olímpico de São Paulo, donde vive hasta hoy. Después de una serie de exámenes, fue constatado que Animal estaba con vermes y anemia crónica, y fue diagnosticado que jamás podría correr. “Para quien corría de la policía, porque yo no iba a correr? Y mismo en contra la voluntad de los médicos, fui correr y hoy ya participé de más de 30 minimaratóns y muchas otras competiciones, y de todas, traje trofeos”. Tia Punk ya participó de competiciones en Japón, Nueva York, Las Vegas, Inglaterra, Chile, Escocia y cuatro veces en Argentina. En Escocia, cuenta ella, estaba muy curiosa con los escoceses tocando la gaita y bailando con el kilt (falda escocesa), fue danzar y levantó la falda del bailarino para ver si llevaban calzoncillos. "Para mi sorpresa, estaban en bolas", cuenta, riéndose.

Ana Luiza se despierta todos los días a las cuatro de la mañana, hace calentamiento, muchas series de abdominales y después, su corrida diaria. La atleta que hoy tiene el apoyo de la Confederação Brasileira de Atletismo y participa del programa Beca Atleta, fue la segunda en los 5000m en el 20º Mundial de Atletismo Master en el CETE, participó hoy de los 1500m y participa del Relevo 4x100 el domingo, 27 de octubre, a las 13h16min.

Trad.: Soraya Bertoncello

PÓDIO BI CENTENÁRIO / Podio Bicentenario


No pódio, comemoração e hino argentino
Atletas laureados em um pódio com quase duzentos anos. Assim estava constituído o local da premiação da corrida de 800 metros: medalha de ouro Lorenzo Escobar com 99 anos e medalha de prata Efrain Wachs de 95 anos, ambos representando a Província de Tucumã na Argentina.
Depois da corrida dos 800 metros um descanso e muita água
No 20º Campeonato Mundial de Atletismo Master, Lorenzo conquistou a medalha de ouro nos 800 e ficou com a prata nos 100, 200 e 400, já Efrain ganhou três ouros nas provas de salto em distância, salto triplo e nos 1500 metros, além de prata nos 800m, no arremesso de peso, no lançamento de dardo e de disco e ainda conquistou bronze nos 100, 200 e 400 metros. Os dois atletas lamentam a ausência de mais dois atletas (um de 96 e outro de 99 anos) da sua província que não puderam participar do Mundial de Atletismo Master devido a  lesões.
Os jovens centenários posando para a imprensa
Lorenzo e Efrain estão criando o Instituto Vivamos 100 Anos em Tucumã, que incentiva as pessoas com mais de 60 anos a praticarem esportes, visto que na província muitos já passaram dos cem. Uma curiosidade que eles contam: quando uma pessoa em sua província faz cem anos, o aniversariante recebe a visita e presentes do Governador.

Texto: Itagiba Vitorio MTB 15079/RS, Jornalista voluntário no WMA 2013.
Fotos: Itagiba Vitorio e Laura Blessmann
________________________________________________
Podio Bicentenario

Atletas galardonados en un podio con casi doscientos años. Así estaba el local de la premiación de la corrida de los 800m: medalla de oro a Lorenzo Escobar, 99 años, y medalla de plata para Efrain Wachs, 95 años, ambos representantes de la provincia argentina de Tucumán.

En el 20º Campeonato Mundial de Atletismo Master, Lorenzo logro la medalla de oro en los 800m, y la plata en los 100, 200 y 200. Ya Efrain ganó tres oros en las pruebas de salto en longitud, salto triple y en los 1500m, además de la plata en los 800m, en el lanzamiento de peso, en el lanzamiento de jabalina y de disco. Aun recibió el bronce en los 100m, 200m y 400m. Los dos atletas lamentan la ausencia de más dos atletas (uno de 96 y otro de 99 años) de su provincia, que no pudieron participar del Mundial de Atletismo Master a causa de lesiones.


Lorenzo y Efrain están creando el Instituto Vivamos 100 Años en Tucumán, que incentiva la gente con más de 60 años a la práctica deportiva, puesto que en la provincia, muchos ya pasaron de los cien. Una curiosidad que cuentan: cuando un tucumano cumple cien años, el cumpleañero recibe la visita y regalos del Gobernador.

Traducción: Soraya Bertoncello

MARIA ALVES: EXPERIÊNCIA E TÍTULOS PARA O BRASIL / Maria Alves: experiencia y titulos para Brasil


A experiência servindo o Brasil
Maria Corrêa Alves 88 anos, nascida em 14 de outubro de 1932 na cidade de Guaçuí-Es, iniciou a correr com 56 anos. Atualmente mora no Rio de Janeiro. Na infância gostava de atletismo, competiu na escola nas séries iniciais, mas acabou abandonando por ser de família muito pobre e não ter incentivo. Em seguida casou-se e passou a dedicar-se a casa e aos seus cinco filhos. Hoje acorda antes das 7h já para treinar. Seu treino é alternado entre 15 tiros de corrida de 100 metros com outros 100 de caminhada na rua. A aposentada ainda encontra tempo e muita disposição para fazer crochê e dar atenção a cinco filhos, 12 netos e seis bisnetos.

No Mundial de Atletismo Master no CETE, Maria que é a atleta brasileira mais idosa, ficou com a medalha de bronze nos 800 metros e no dia 26 de outubro corre os 400 metros.

“Nós que temos certa idade, não podemos esperar!” - suspira apaixonada pela correria do dia a dia.

Correu a sua primeira maratona aos 60 anos. De lá para cá já foram mais de trinta, entre as quais, enumera algumas. Participou no Rio, Blumenau, Chile, África do Sul, Finlândia. “Em Nova York participei duas vezes, a primeira foi em 1999 com o prêmio que ganhei na maratona do Rio e a segunda foi em 2000, com ajuda da família. Em 2001 eu estava pronta para ir à minha terceira e aconteceu o ataque às torres gêmeas”, conta. Além das maratonas, Maria já participou de oito Mundiais de Atletismo Master.

“Na maratona são 42 quilômetros e 185 metros” - pontua ela. “Já estive entre as quatro corredoras de maratona mais idosas do mundo”.
Durante aquecimento na pista do CETE

Maria Alves é uma atleta diferenciada que não aceita patrocínios e nem ajuda de empresas para participar de competições de atletismo. “Eu corro por prazer e não gostaria de correr por obrigação, de ter que mostrar resultados e levar medalhas para patrocinador, já tive propostas de várias empresas de nome, mas recusei todos os patrocínios, aqui mesmo no Mundial de Atletismo Master tem gente que passa mal e dá até dor de barriga, porque não conseguiu resultados para mostrar ao patrocinador. Eu estou livre disso! Faço porque gosto e quero morrer correndo” – completa envaidecida.

Mas nem tudo são flores na vida da aposentada. No ano de 2009, no Mundial de Atletismo Master na Finlândia, na competição de Cross Country, ela raspou a perna em uma vegetação da região e contraiu erisipela bolhosa (é um tipo de erisipela mais grave, que se caracteriza por uma ferida avermelhada e extensa, causada pela penetração de uma bactéria chamada Streptococcus Beta-hemolític, através de pequenas fissuras na pele). Os médicos queriam amputar a sua perna direita no mesmo dia quando constataram a erisipela, mas para sua sorte, uma de suas filhas a estava acompanhando e conseguiu trazê-la para o Brasil, onde fez noventa seções de oxigênio terapia até cicatrizar a perna. No final das seções Maria Alves já estava curada. E no ano seguinte, lá estava ela participando do Sul Americano de Atletismo Master e conquistando medalhas para o Brasil.

Maria Alves já participou de todas as modalidades de corrida no atletismo. “Participei em pista dos 100, 200, 400, 800, 1500, 5 mil e dez mil metros, e nas provas de campo nos 10, 15, 21, e 30 mil metros, além da maratona de 42 mil metros que é o meu xodó”, completa a super atleta.

Texto: Itagiba Vitorio MTB 15079/RS, Jornalista voluntário no WMA 2013.
Fotos: Caroline Vanzella
_____________________________________

MARIA ALVES: EXPERIENCIA Y TITULOS PARA BRASIL

Maria Corrêa Alves, 88 años, nacida el 14 de octubre de 1932 em Guaçuí, estado de Espirito Santo, empezó a correr a los 56 años. Actualmente, vive en Rio de Janeiro. En su infancia, le gustaba el atletismo, compitió en la escuela em los años iniciales, pero terminó  por dejar el deporte porque su familia era pobre y no tenía incentivos. Casó y pasó a dedicarse a su casa y a sus cinco hijos. Hoy, se despierta antes de las 7h para entrenar. Su práctica es alternada entre 15 corridas de 100 metros y otros 100 metros de caminada por la calle. La jubilada aun encuentra tiempo y mucha disposición para hacer croché y dar atención a sus cinco hijos, 12 nietos y seis bisnietos.

En el Mundial de Atletismo Master en el CETE, Maria, que es la atleta brasileña con más edad, recibió una medalla de bronce en los 800 metros, y el 26 de octubre, corre los 400 metros.
“Nosotros que tenemos una cierta edad, no podemos esperar”, suspiró esa apasionada por la correría del día a día.

Maria corrió su primer maratón a los 60 años. Desde entonces, ya fueron más de treinta, entre las cuales, en Rio de Janeiro, Blumenau, Chile, África del Sur y Finlándia. “En Nueva York participé dos veces, la primera en 1999 con el premio que recibí en el maratón de Rio, y la segunda en 2000, con ayuda de mi familia. En 2001, estaba lista para ir una tercera vez, pero aconteció el ataque a las torres gemelas”, cuenta. Además de los maratones, Maria ya participó de ocho Mundiales de Atletismo Master.
“En el maratón son 42 quilómetros y 185 metros” – apunta ella. “Ya estuve entre las cuatro corredoras de maratón más viejas del mundo”.

Maria Alves es una atleta diferenciada, que no acepta patrocinios ni ayuda de empresas para participar de competencias de atletismo. “Yo corro por placer, y no me gustaría correr por la obligación de llevar resultados y medallas para patrocinadores. Ya recibí propuestas de varias empresas nombradas, pero recusé todos los patrocinios. Aquí mismo en el Mundial, hay gente que pasa mal y hasta tiene dolor de barriga porque no logró resultados para llevar a su patrocinador. Yo estoy libre de eso! Hago porque me gusta y quiero morir corriendo”, completó.

Pero ni todo son flores en la vida de esa jubilada. En 2009, en el Mundial de Atletismo Master en Finlandia, durante la competición de Cross Country, ella raspó su pierna en una vegetación de la región, y contrajo erisipela bullosa (es un tipo de erisipela más grave, que tiene como característica una herida roja y extensa, a causa de la penetración de una bacteria llamada Streptococcus Beta Hemolitic, a través de pequeñas fisuras en la piel). Los médicos querían amputar su pierna derecha en el mismo día cuando descubrieron la erisipela, pero para su suerte, una de las hijas la estaba acompañando y logró traerla para Brasil, donde hice 90 secciones de oxigenoterapia hasta cicatrizar la pierna. Al final de las secciones, Maria Alves ya estaba curada. Y el año siguiente, estaba participando del Sudamericano de Atletismo Master y conquistando medallas para Brasil.


Maria Alves ya participó de todas las modalidades de corrida en el atletismo. “Participé en pista de los 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m, 5 mil metros y 10 mil metros, y en las pruebas de campo, participé de los 10, 15, 21 y 30 mil metros, además del maratón de 42 mil metros, que es mi pasión”, completó la súper atleta.
LENDA DO ESPORTE
BRASILEIRO COMPETE NO CETE /
Leyenda del deporte
brasileño compite en el CETE


                                                          Torcendo para a sua companheira de clube na prova dos 800 metros
Assistindo as provas das eliminatórias dos 800 metros e torcendo para Alcinda, sua companheira de clube que obteve a quarta colocação na pista do CETE, estava a profissional de Educação Física Wanda dos Santos, paulistana nascida em 1932. Ela foi e ainda é um dos maiores expoentes do atletismo brasileiro. Sua carreira teve início nas pistas do Colégio e do Clube Atlético Ypiranga, onde foi descoberta pelo Professor de Educação Física Antônio Coelho no ano de 1943. Passou pela Sociedade Esportiva Recreativa Palmeiras onde foi jogadora de basquete, até chegar ao São Paulo Futebol Clube em 1947, fazendo parte do elenco treinado pelo famoso alemão Dietrich Gerner (técnico de Adhemar Ferreira da Silva), fato este que lhe proporcionou a chance de obter inúmeras conquistas e honrarias. Wanda dos Santos, ainda hoje, mesmo com 81 anos, é atleta do São Paulo Futebol Clube, é sócia campeã e disputa competições de Atletismo Master, além de promover eventos sociais e esportivos para a terceira idade e minsitrar aulas de atletismo no conjunto Vaz Guimarães.

Um fato inédito na vida de Wanda aconteceu no Troféu Brasil de Atletismo de Veteranos, em 2003, quando conquistou quatro medalhas de ouro em sua categoria nas modalidades: salto em distância, triplo com 6,96m, altura com 1,05m (novo recorde brasileiro) e lançamento do disco com 18,56m (também novo recorde brasileiro).

Vale lembrar que Wanda teve que superar várias barreiras em sua vida, além de praticar esporte que na época era coisa de homem. Como mulher e negra sofreu diversos preconceitos, principalmente nos Jogos Olímpicos de Helsinque na Finlândia, em 1952, onde as competidoras, ainda que muitas vezes cordiais, se recusavam a ficar próximas ou até mesmo cumprimentar a atleta brasileira.



Wanda participou de cinco Mundiais de Atletismo Master, sendo tricampeã, nos 80 e 300 metros com barreiras, também sagrou-se campeã olímpica Master no ano de 1996 no Canadá. No Mundial Atletismo Master, que acontece – entre outras sedes- no CETE em Porto Alegre, participou no arremesso de peso ficando na terceira posição. No dia 24 de outubro participa no salto triplo.

“Quem pratica esporte não tem de ser só esportista. Nós muitas vezes somos reconhecidos pelos nossos atos e feitos fora das competições. O atleta tem de ter uma vida regrada e uma conduta ilibada para toda a vida, exclama, sentindo-se orgulhosa de seus feitos.

Perguntado para Wanda se ela gosta de outro tipo de esportes, ela fala que é fã das artes marciais, mas que abomina o MMA. “É um esporte sangrento que quando começa na TV, eu mudo de canal”, finaliza.


Confira alguns dos principais títulos de Wanda dos Santos:
·                     Bi-campeã Mundial dos 80m com barreiras.
·                     Bi-campeã dos Jogos Ibero-Americanos
·                     Prata nos 80 metros com barreira (11.5s) no Panamericano de 1959 em Chicago.
·                     Bronze nos 80 metros com barreira (11.8s) no Panamericano de 1955 na Cid. do México.
·                     Bronze nos 80 metros com barreira (11.5s) no Panamericano de 1963 em São Paulo.
·                     Bronze no Salto em distância (5.18m) no Panamericano de 1951 em Buenos Aires.
·                     Participou dos Jogos Olímpicos de Helsinque, Finlândia, em 1952.
·                     Participou dos Jogos Olímpicos de Roma, Itália, em 1960.
·                     Deteve por mais de dez anos, até o ano de 2009 em Sacramento (Estados Unidos), o recorde mundial dos 300 metros com barreira (prova atualmente descontinuada) com a marca de 55s04. 

Texto e fotos: Itagiba Vitorio MTB 15079/RS, Jornalista voluntário no WMA 2013.



Leyenda del deporte brasileño
compite em el CETE

Mirando las pruebas de las eliminatorias de los 800m y hinchando por Alcinda, su compañera de club que obtuvo la cuarta posición en la pista del CETE, estaba la profesional de Educación Física Wanda dos Santos, paulistana nacida en 1932. Ella fue y todavía es uno de los más grandes exponentes del atletismo brasileño. Su carrera empezó en las pistas de su escuela y del Clube Atlético Ypiranga, donde fue descubierta por el profesor de educación física Antônio Coelho en 1943. Pasó por la Sociedade Esportiva Recreativa Palmeiras, donde fue jugadora de básquet, hasta llegar a São Paulo Futebol Clube, en 1947, haciendo parte del equipo treinado por el famoso alemán Dietrich Gerner, técnico de Adhemar Ferreira da Silva, hecho que la proporcionó la chance de obtener innúmeras conquistas y honrarías. Wanda dos Santos todavía hoy, mismo a los 81 años, es atleta de São Paulo Futebol Clube, es socia y disputa competencias de Atletismo Master, además de promocionar eventos sociales y deportivos para la tercer edad y ministrar clases de atletismo en el centro Vaz Guimarães. 

Un hecho inédito en la vida de Wanda pasó en el Troféu Brasil de Atletismo de Veteranos, en 2003, cuando obtuvo cuatro medallas de oro en su categoría en las modalidades salto en longitud, salto triple con 6,95m, salto de altura con 1,05m (nuevo record brasileño) y lanzamiento de disco, con 18,56m (también nuevo record brasileño).

Es importante recordar que Wanda tuvo que superar muchos limites en su vida, además de hacer deporte que, a su época, era algo para varones. Como mujer y negra, sufrió muchos prejudicios, principalmente en los Juegos Olímpicos en Helsinki, Finlandia, en 1952, donde las otras competidoras, aunque muchas veces cordiales, se negaban a quedar cerca o hasta saludar la atleta brasileña.

Wanda participó de cinco Mundiales de Atletismo Master, saliendo tricampeona, en los 80 y 300m con vallas. También salió campeona olímpica master en 1996, en Canadá. En el Mundial de Atletismo Master, que ocurre en Porto Alegre, participó del lanzamiento de peso, obteniendo el tercer puesto. En el 24 de octubre, participa del salto triple.

“Quien hace deporte no debe ser solo deportista. Nosotros muchas veces somos reconocidos por nuestros hechos afuera de las competencias. El atleta tiene que tener una vida con reglas y una conducta incorrupta por toda la vida”, exclamó, orgullosa de sus hechos.

Preguntamos a Wanda si a ella les gustan otros deportes, y dijo que es fanática de las artes marciales, pero odia el MMA. “Es un deporte sangrento, que cuando empieza en la televisión, cambio el canal”, finalizó.

Principales títulos de Wanda dos Santos:

·                     Bi-campeona mundial em los 80m com valas
·                     Bi-campeona em los Juegos Iberoamericanos 
·                     Plata em los 80m com valas (11.5s) em Panamericano em 1959, Chicago 
·                     Bronce em los 80m com valas (11.8s) em el Panamericano 1955, Ciudad de Mexico 
·                     Bronce em los 80m com valas( 11.5s) em Panamericano 1963, em São Paulo 
·                     Bronce em Salto em Distancia (5.18m) em Panamericano em 1951, Buenos Aires 
·                     Participó de los JJOO em Helsinki, Finlandia, em 1952 
·                     Participó de los JJOO em Roma, Italia, 1960 

Fue la dueña por más de 10 años, hasta 2009, em Sacramento (EEUU), del record mundial de los 300m com valas com la marca de 55s04.
Postado por WMA 2013 - Porto Alegre 21 de Outubro às 19:17 


ATLETA MULTI MEDALHISTA COMPETE EM PORTO ALEGRE / Multi-medalist Athlete compete in Porto Alegre



                                                     Pré-aquecimento na pista de atletismo
Iniciei a treinar aos 13 anos. Comenta Conceição Aparecida Geremias 57 anos. Descoberta em provas escolares, entrou na disputa do heptatlo do Pan de Caracas-83 como uma das favoritas. A atleta não decepcionou e garantiu o ouro. Vencedora de nove medalhas de ouro em Sul americano e uma medalha de ouro em pan-americano, participou de três Olimpíadas (Moscou 1980, Los Angeles 1984 e Seul 1990). Como atleta de Mundial de Atletismo Master é recordista em 13 modalidades, conquistou vários títulos internacionais, entre eles, Medalha de Ouro no Heptatlo (Caracas, 1983), Heptacampeã Mundial Master (1995, 1997, 2001, 2003, 2005, 2007 e 2009); Tetracampeã Mundial Master (1995, 1997, 2001, 2003); Campeã Mundial Master (1995, 2001); Campeã da Copa Pan-americana (1981); Campeã Ibero-Americana (1983), entre tantos outros títulos que nem consegue lembrar. são tantas medalhas que só em Mundial Master eu tenho mais de 30 medalhas de Ouro que quando ganho dou para meu pai e ele guarda numa caixa”Comenta com simplicidade. Só no Salto Triplo Conceição conquistou oito medalhas de ouro nos nove Mundiais de Atletismo Master que participou. Hoje o esporte faz parte de sua vida “O esporte representa quase tudo em minha vida, tudo  gira através dele, tudo que consegui foi através do esporte, me formei em Educação Física, adquiri bens e fundei uma ONG Associação Cultural e Esportiva Campeã (ACECAMP), onde atendo crianças carentes. Tudo isso foi através do esporte, não me vejo fazendo outra coisa a não ser pelo esporte”. Afirma com convicção.


                                            Conceição em uma das várias entrevistas para a mídia local
Apesar da vasta experiência em competições internacionais Conceição fica ansiosa para participar das competições. Em Porto Alegre, ela irá competir nas modalidades de 80 e 300 com barreira, saltos em distância e triplo. A atleta não irá participar do heptatlo, que é a sua principal modalidade, porque fez uma cirurgia no ombro direito por lesão conquistada durante o arremesso de peso.
Conceição nunca pensou em parar com o atletismo. “Antes mesmo de parar no adulto eu já estava competindo no Atletismo Master, porque ele propicia que eu vá até o final da vida competindo. Vejo os velhinhos competindo e quero chegar lá. Tenho um histórico de longevidade na minha família, meu pai esta com 93 anos e com certeza vou competir nesta idade, até porque vejo no Atletismo Master um caráter pedagógico, hobby e lazer. Vocês vão ter de me aguentar por muito tempo”, comenta entusiasmada.

Toda vez antes dela iniciar uma competição, para e reza pedindo proteção a Deus para não ter lesões “Sou católica e aprendi sempre a pedir proteção a Deus antes de fazer alguma coisa”, finaliza.
Profissionalmente, atuou como técnica de atletismo, palestrante e consultora de equipes (1998 – 2005). Também foi coordenadora de Esporte e Lazer na Prefeitura de Campinas (2003 – 2005).

Texto e fotos: Itagiba Vitorio MTB 15079/RS
Jornalista Voluntário WMA 2013



Multi-medalist Athlete compete in Porto Alegre


"I started trainig at 13"- Says Conceição Aparecida Geremias (57). Found in scholar proofs, she enter de dispute of heptathlon, in Caracas (Venezuela, 1983) as one of the favorites.The athlete didn't let down and granted the gold. Winner of nine gold medals in South American and one gold medal at Pan-Amarecican, she participated 3 Olympics (Moscou 1980, Los Angeles 1984 and Seul 1990).
As athlete of the WMA is recordist in 13 modalities, conquer several international titles, among them, Gold medal at heptathlon (Caracas, 1983), Hepta champion at WMA ( 1995, 1997, 2001, 2003, 2005, 2007 and 2009); Pan-american cup champion ( 1981), Ibero-american champion (1983), among so many other titles she can't even remember."There are so many medals, only at World masters, I have already more then 30 gold ones, when I win, I give them to my father, who store them at a box"- Coment with simplicity. Today the sport is part of her life " The sport represents almost everything in my life, everything spin around it, everything I got, was through sport, I gratuated in Physical Education,  acquired goods and founded a ONG Cultural and Sportive Champion Association (ACECAMP), where I attend to needy child. All  through sport, I can't see myself doing something else. 

Regardless of her extensive experience in International Competitions, Conceição gets excited to join the proofs. In Porto Alegre, she will compete at the modalities of 80m and 300m with barriers, distance jumps and triples. The athlete won't participate the heptathlon, that is her main modality, for making a surgery in the right shoulder by lesion during the weight throw


Conceição never tought about stoping the athetistm. " Even begofe grown up, I was already competing at Master Athletics, because it provides you to run, until the end of your life. I see some gramps competing, and I wanna get there! I have longevity history in my family, my father is 93 and I will for sure be competing at that age, even because I see at Masters Athletics a pedagogical character, hobby and leisure. You'll have to take me for some more time", enthusiastic comments.

All times before startign a competition, she'll stop, pray and aks for God's protection not to have injuries "I'm catholic,and learn to always ask God's protection before something".
Professionaly, she act as Athletics Coach, panelist and Team consultor (1998-2005)
She was also coordenator of "Sports and Leisure at Campinas City Hall (2003-2005)


Translates by Marilia Magni


Atleta multimedallista compete en Porto Alegre

Empecé a practicar a los 13 años, cuenta Conceição Aparecida Geremias, 57 años.
Descubierta en pruebas de escuela, participo de la disputa del heptatlón del Panamericano en Caracas-83 como una de las favoritas. La atleta no decepcionó y garantizó el oro.
Vencedora de nueve medallas de oro en Sudamericanos y una en Panamericanos, participo en tres Juegos Olímpicos (Moscú 80, Los Angeles 84 y Seúl 90). Como atleta máster, es recordista en 13 modalidades, logro vários títulos internacionales, entre ellos, medalla de oro en el Heptatlón (Caracas, 83), heptacampeona mundial máster (95, 97, 2001, 2003, 2005, 2007 y 2009), tetracampeona mundial máster (95, 97, 2001 y 2003), campeona mundial máster (1995, 2001), campeona de la Copa Panamericana (1981), campona Iberoamericana (1983), entre otros títulos que ni si acuerda. “Son tantas medallas que, solo en mundiales master, tengo más de 30 oros, que, cuando los gano, doy a mi papá y él guarda en una cajá”, agregó con simplicidad.

Solo en el Salto Triple, Conceição obtuve ocho medallas de oro en los nueve Mundiales de Atletismo Master en los cuales participó. Hoy, el deporte es parte de su vida. “El deporte representa casi todo em mi vida, todo gira alrededor de eso, todo que logré fue a través del deporte. Me recibi en Educación Física, adquirí benes y creé una ONG, donde recibo niños pobres. Todo eso fue a través del deporte. No me veo haciendo outra cosa que no el deporte”, afirmó convicta.

A pesar de la experiencia en competencias internacionales, Conceição está ansiosa para participar del WMA 2013. En Porto Alegre, competirá em las modalidades 80m  y 300m con vallas, saltos en longitud y salto triple. La atleta no participará del heptatlón, su principal modalidad, porque hizo una cirugía en el hombro derecho, lesionado durante una prueba de lanzamiento de peso.

Conceição nunca pensó en parar con el atletismo. “Antes mismo de parar en la categoría Adulto, ya estaba compitiendo en el Master, porque me permite llegar hasta el fin de mi vida competiendo. Tengo un histórico de longevidad en la familia, mi papá tiene 93 años y seguro que voy a competir hasta esta edad. Veo en el atletismo master un carácter pedagógico, un hobby. Ustedes tendrán de aguantarme por mucho más tiempo”, comentó con entusiasmo.

Siempre antes de empezar una competencia, pide a Dios protección para no tener lesiones. “Soy católica y aprendí siempre a pedir atención de Dios antes de hacer algo”, finalizó.

Profesionalmente, actuó como técnica de atletismo, conferencista y consultora de equipos (1998 – 2005). También fue coordinadora de Deportes y Tiempo Libre en la Intendencia de Campinas (2003 – 2005)

Trad.: Soraya Bertoncello, voluntaria en Comunicación Social
Postado por WMA 2013 - Porto Alegre 17 de outubro às 16:41